NUDI UFSM

Blog do Núcleo de Direito Informacional da Universidade Federal de Santa Maria.

Uma espécie de ata

Boa noite!

Nesta sexta-feira não venho questionar nem apresentar conflitos temáticos (mas os questionamentos voltarão! A propósito, a pedido da Anna, esclareço que o comic mencionado no meu último post é o Questionable Content, de Jeph Jacques). A ideia deste post é registrar um pouquinho de como foi a reunião que aconteceu ontem na sala do NUDI, contar algumas das mudanças (todas positivas e inspiradoras) pelas quais o Núcleo tem passado.

Mais um desafio enfrentado pelo NUDI: cabermos todos na foto.

Foi a primeira reunião com o professor Rafael, novo no Direito da UFSM e no NUDI, que já chegou com interesse nas atividades, trouxe uma nova linha de pesquisa (ativismo digital e cidadania global) e a ideia para um novo projeto (que será divulgado aqui em breve, sejam pacientes e fiquem atentos!) e divide a liderança do grupo de pesquisa com a professora Rosane. Espero termos conseguido demonstrar nosso entusiasmo pela chegada dele no Núcleo!

Apresentaram-se duas das novas pesquisadoras do NUDI: a Noemi e a Patrícia, integrantes do projeto Consumidor (que vinha sendo acompanhado pela professora Rosane e pela Priscila e a Gislaine, que contribuem com a experiência do projeto E-Gov). Elas já estão começando a explorar os aspectos da pesquisa sobre publicidade online. Elas conheceram, junto com o professor Rafael, as integrantes dos projetos E-Gov e Discursos de Ódio, e a atuação já realizada por cada uma ao longo desse ano de pesquisas (vide álbum de fotos e demais posts para mais informações). Contamos também com a presença do membro ad hoc Ricardo, acadêmico do Direito com conhecimentos sobre as TICs que se dispôs a colaborar, evitando que esbarremos em conceitos técnicos (criptografia, certificação digital, chave pública, chave privada tem se tornado termos menos estranhos).

Foram narradas, pela professora Rosane, conquistas (o fomento de projeto pelo CNPq, o espaço no prédio da Universidade – sala 105 – para as atividades, o registro como grupo de pesquisa no CNPq) e produções do NUDI (publicações, confecção de pôsters, apresentações de trabalhos dentro e fora da UFSM, da cidade, do estado e do país).

O último momento do encontro foi para responder a pergunta: o que vem pela frente?

O projeto Consumidor está delineando caminhos e as integrantes estão fazendo o recorte dos temas que investigaram sobre os riscos apresentados ao consumidor na Internet e as novas possibilidades das relações de consumo virtual. As integrantes do projeto Discursos de Ódio estão trabalhando em desdobramentos de temáticas como a proteção das crianças e adolescentes no meio virtual e os confrontos entre regionalismos nas redes sociais. No projeto E-Gov estão sendo projetadas pesquisas mais aprofundadas sobre o direito à proteção de dados, levantamento sobre aspectos de Governo Eletrônico no Direito Comparado e também estão sendo estudadas as políticas públicas de inclusão digital.

E no meio de toda essa motivação, começa a surgir a ideia para um II Colóquio de Direito Informacional, mas esse é tópico para um outro post.

Bom final de semana!

One response to “Uma espécie de ata

  1. Felipe Dalenogare Alves Junho 10, 2011 às 11:48

    Parabéns Lahis, sempre envolvida com a Pesquisa! parabéns ao Curso de Direito da UFSM que recebe o Prof. Dr. Rafael! Um grande reforço ao corpo docente de vocês! Não seria diferente, sem dúvidas, já chegou aí envolvido com a pesquisa! Um grande abraço ao curso de Direito, aos pesquisadores e em especial ao nosso Professor Rafael!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: