NUDI UFSM

Blog do Núcleo de Direito Informacional da Universidade Federal de Santa Maria.

Impressões compartilhadas

Oi*!

Debates: de uma visão geral da relação entre Direito e Política à concretização de políticas públicas.

Conforme anunciado, a intenção deste post é dividir nossas impressões sobre o VIII Seminário Internacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na Sociedade Contemporânea, que aconteceu na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) nos dias 2 e 3 de junho.

Foi na IV Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos – que aconteceu junto com o Seminário -, que apresentamos (Lahis, Gislaine, Noemi e Priscila) os artigos publicados no post anterior.

Última conferência: Teoria de tomada de decisões envolvendo política e direito, de Winfried Brugger, e fala do ministro Gilmar Ferreira Mendes sobre as decisões do STF envolvendo direitos fundamentais.

Participaram das conferências palestrantes do Brasil, do Uruguai, da Espanha e da Alemanha. Refletimos, como ouvintes, no auditório (com direito a tradução simultânea por fones wireless), sobre proteção ao meio ambiente (reflexão sobre paradigmas: meio ambiente ainda é considerado coisa de ninguém?), propriedade intelectual (e a busca por políticas públicas dedicadas ao tema), proteção ao consumidor (relato da experiência de criação de um Código de Defesa do Consumidor Municipal, em Passo Fundo) e a controvérsia do apoio a partidos políticos por grupos que violam direitos humanos (caso envolvendo os partidos SORTU/BILDU e o ETA, na Espanha).

Em meio a esse ambiente de tantas temáticas na manhã e nas noites, a tarde do dia 3 foi igualmente entusiasmante. Com participação em peso de acadêmicos de mestrado e doutorado na mostra de trabalhos, ficamos felizes com a receptividade que percebemos nas apresentações de nossos artigos,  que aconteceram no ambiente mais descontraído (mas não menos prestigiado) das salas de aula. Foi bacana ver que os presentes se interessaram no Direito Informacional e que fizeram intervenções interessantes sobre o tema. Ficamos pensando nas possibilidades oferecidas pelas TICs na efetivação de políticas públicas, e na demanda por políticas públicas de inclusão digital, tema com muitas abordagens e questões possíveis.

Durante o intervalo

Enfim, para nós foi um momento muito instigante. Vimos outras pessoas dedicadas à pesquisa e pudemos conhecer os resultados das buscas delas. Fica a impressão de que o conhecimento não está só nos bancos acadêmicos, isto é, nas aulas que frequentamos; trazendo para essa narrativa a ideia defendida por Pierre Lévy em sua obra, podemos dizer que o conhecimento está em todos os  ambientes em que podemos construir a inteligência coletiva. Nesses dois dias intensos compartilhamos ideias, conhecimentos e aprendizados. Que venham mais momentos como esse!

(*Post escrito com colaborações de Gislaine, Noemi e Priscila.)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: