NUDI UFSM

Blog do Núcleo de Direito Informacional da Universidade Federal de Santa Maria.

Invasões virtuais: questões públicas e privadas

Ataques virtuais em destaque nas páginas de notícias.

Nesta semana, enquanto tentava me manter informada do que acontece no mundo (aquele além do CCSH da UFSM e do Centro de Santa Maria), quase involuntariamente comecei a ler as notícias que tinham alguma relação com tecnologia, e acabei indo parar em uma publicada em maio, sobre a invasão da rede de jogos online do Playstation 3 (neste link, informações sobre o caso).

Muito mais do que terem ficado por um longo período de tempo sem poderem usar os serviços (que incluíam acesso a alguns jogos), pessoas tiveram expostos dados como seus nomes, endereços, números de cartão de crédito – que podem ter sido copiados e guardados pelos invasores – enquanto a Sony resolvia o problema.

O ataque não era novidade para mim, que já tinha ouvido falar sobre o assunto, e pode não ser para os visitantes deste blog, também, mas só naquele momento percebi a dimensão do que houve, porque li a notícia logo depois de estarem em destaque  nos sites de notícias o ataque aos sites do Governo (tema deste outro post aqui no blog). Este foi evento cujos protagonistas também eram os hackers, mas não foi essa semelhança que me chamou mais a atenção.

As perguntas que me ocorreram foram: os direitos dos cidadãos que são ameaçados em ataques a sites de caráter público são os mesmos dos usuários de serviços de empresas como a Sony? E a reação à invasão de páginas do governo e da invasão a um site de empresa privada é a mesma? Que causas podem estar envolvidas em cada um dos ocorridos, sendo que um envolvia principalmente divulgação de dados sobre políticos, enquanto outro envolvia acesso a base de dados sobre consumidores?

Ambientes de acesso restrito foram expostos, dados foram possivelmente guardados por quem não tinha autorização, pessoas tiveram acesso negado a serviços por determinado período de tempo. Ainda assim, parece haver diferenças cruciais entre os dois ataques, que levantam questões relevantes sobre garantia de direitos no meio virtual. Deixo os visitantes com esta proposta de debate.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: