NUDI UFSM

Blog do Núcleo de Direito Informacional da Universidade Federal de Santa Maria.

Um intruso no blog (que não é hacker)!

Chove em Santa Maria.

E na semana em que o mundo viu a criação de um novo país, o Sudão do Sul, e a internet o seu primeiro governo mundial (mynetgov.com), o Blog do NUDI apresenta o seu novo postador!

Eu, Rafael (não confundir com o Professor Rafael), membro do NUDI e enquadrado na linha de pesquisa Ativismo Digital e Cidadania Global, sob orientação do (agora sim) Professor Rafael, serei o responsável, a partir de agora, por brindá-los toda quarta-feira com uma nova postagem aqui nesse espaço. As postagens das segundas e sextas-feiras continuarão ocorrendo normalmente e a cargo das incansáveis Anna e Lahis.

Hoje, irei me ocupar de apresentá-los não só a mim, mas principalmente a esse que é o mais novo projeto de pesquisa do NUDI: Ativismo Digital e Cidadania Global. Formado por mim, pela Tatiana, pela Francielli, e pela Lohana, sob a corajosa capitania do Professor Rafael, esse projeto tem como foco o ativismo realizado dentro do ciberespaço, com destaque para as redes sociais e novas mídias, seu impacto social e implicações no Direito, bem como as diversas consequências exaradas de um movimento virtual tão influente na sociedade contemporânea. Aliado ao ciberativismo, está  o conceito de Cidadania Global, a participação popular sem restrições e com alcance ilimitado, que propaga a voz das pessoas até onde existam outras que queiram ouvi-la. Cidadania essa que decorre daquela que, sem incorrer em exageros, é a maior utopia das nações democráticas: a Democracia Direta.

Questões como a proposição e discussão de leis via sites e fóruns governamentais, a delimitação dos marcos regulatórios da internet, a democracia direta na infante constituinte islandesa, o ativismo do consumidor na internet, as revoluções e quedas de governos autoritários motivadas pelas redes sociais, os limites da livre expressão no Ciberespaco, o impacto das ações virtuais no cotidiano, e o Direito à Informação e às Tecnologias Informacionais como Direito Fundamental reconhecido pela ONU, são algumas das temáticas dessa nova linha de pesquisa do Núcleo de Direito Informacional.

Por hora, caros leitores, após familiarizar-vos comigo e com meu grupo de pesquisa, recomendo acompanharem essa nova ação digital idealizada pelos Portugueses, e inaugurada simbolicamente na última segunda-feira (11 de julho) em frente à sede da ONU em Nova York: o mynetgov.com. Definido, pela sua própria Constituição (sim, o mynetgov possui uma Constituição), como o “primeiro governo mundial da Internet” (art 1º, item 1) e como “fórum privilegiado de discussão e aprovação de medidas segundo a vontade popular, com a finalidade de influenciar os decisores mundias na construção de uma sociedade livre, justa e solidária” (art 1º, item 2).

E agora, será mesmo possível um governo mundial, feito por nós mesmos, o povo?


                                                                      

One response to “Um intruso no blog (que não é hacker)!

  1. mynetgov Julho 22, 2011 às 06:26

    uma semana hitórica, essa. A plataforma web http://www.mynetgov.com está já a funcionar a 100 por cento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: