NUDI UFSM

Blog do Núcleo de Direito Informacional da Universidade Federal de Santa Maria.

And the Oscar goes to …

Faz uma noite agradável em Erechim, Rio Grande do Sul.

E nessa bela noite no planalto norte gaúcho, anunciamos outra memorável noite que está por vir. (que rufem os tambores!)

É com grande expectativa e ansiedade que comunicamos a realização, no dia 3 de Agosto de 2011, de mais um grande evento mundial: o Pwnie Awards 2011

Para os que ainda desconhecem este grande acontecimento do ativismo digital, ele é o que poderíamos chamar de “Oscar dos Hackers” (pasmem, mas é isso mesmo). Os registros dessa nobre premiação remontam ao ano de 2007, quando aconteceu a primeira entrega de prêmios em reconhecimento do ativismo hacker. E o mais interessante é que ele possui diversas modalidades, inclusive uma de honra, para a empresa/instituição que for vítima de ataques (a deste ano é a Sony). Dentre outras distinções curiosas, podemos achar a Pwnie for the best server-side bug (premiação por descobrir ou explorar uma falha altamente sofisticada em um servidor), Pwnie for the best privilege escalation bug (premiação por alcançar uma escala privilegiada de acesso e assim poder desenvolver um grande número de ações que normalmente estariam bloqueadas ou impossibilitadas pelo administrador do sistema), Pwnie for the best song (sim, um prêmio para a melhor paródia de música com a temática hacker) etc. Enfim, acessem o site oficial do evento que vocês encontrarão todos os tipos de premiações oferecidas.

O que vocês, incrédulos leitores, devem estar se perguntando, e eu também me perguntei, quando li o nome do evento, é: o que pôneis tem a ver com hackers?

Pois bem, segundo notícia publicada pelo G1, “Pwnies é pronunciado “ponies” e se refere à gíria hacker “Pwned”, que significa “owned”, ou algo como “tá dominado”, em tradução.” Bom, se forem espertos, já devem ter sacado qual o formato da estatueta, não? Exato, um simpático pônei dourado de crina(?) cor de rosa.

Os desejados pôneis dourados

Ok, agora vamos colocar nossas mentes para pensar um pouco sobre alguns pontos interessantes dessa brincadeira toda.

Quando você está feliz saboreando seu almoço ou sua janta, e escuta a vinheta de abertura do telejornal, já sabe que, um bloco, pelo menos, será destinado às notícias de assassinatos, roubos, furtos, atrocidades, ataques terroristas e diversos outros crimes e sinistros. Sua primeira reação é a de indignação pela falta de segurança, prometida pelo Estado. A segunda, é contratar uma empresa particular especializada em segurança, colocar um alarme na casa, ou ainda, reforçar fechaduras de portas e janelas.

“Capitalisticamente” falando isso significa que quanto mais medo a sociedade tiver, mais lucro aqueles que exploram a atividade da segurança terão. Ora, por que no mundo virtual seria diferente?

Segundo notícia publicada pelo G1, a Symantec, empresa especializada em segurança da internet, superou as expectativas de lucro do mercado pelo quarto trimestre consecutivo! Seria coincidência, o aumento da atividade hacker, e o aumento do lucro da Symantec? Reflitam, leitores. Até quarta que vem.

Escolham o seu hacker preferido e façam suas apostas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: