NUDI UFSM

Blog do Núcleo de Direito Informacional da Universidade Federal de Santa Maria.

Chamem a rainha!

Faz uma noite agradável em Erechim, RS.

E para nós gaúchos, pelo menos os da metade vermelha do estado, é uma noite especial. Hoje o SC Internacional entra em campo para decidir mais um título internacional e tentar trazer mais uma taça para os pampas.

Já que estamos falando dos vermelhos, outro fenômeno “vermelho” tomou conta dos noticiários mundiais nos últimos dias. Me refiro aos protestos londrinos, os mais violentos dos últimos tempos naquele país, que transformaram as ruas de Londres e de algumas outras cidades inglesas (Manchester, Birmingham, Liverpool) em ruas de fogos, com construções depredadas e queimadas, carros e ônibus incendiados.

Londres em chamas.

Antes que a sua mente perspicaz , leitor, comece a se perguntar o que isso tem a ver com a temática deste blog, darei algumas pistas do por quê os protestos londrinos têm, e muito, a ver com o blog do NUDI.

Como vocês imaginam que os jovens ingleses, e os demais envolvidos nas arruaças, fazem para “brotarem” em pontos da cidade de Londres e causarem o caos sem que a polícia consiga adivinhar onde irão aparecer? Errou quem pensou no twitter.

A polícia londrina acha que já tem a resposta: mensagens de texto (SMS) via BlackBerry. Esse aparelho móvel tem uma vantagem sobre os demais que faz com que seja usado para combinar os ataques: mensagens privadas criptografas. É, a Scotland Yard já está irritada com esses SMS (quase)impossíveis de decodificar. E não só a Scotland Yard, alguns políticos ingleses, como é o caso de David Lammy, também estão irritados. Lammy pediu que a fabricante do BlackBerry, a Research in Motion suspenda o serviço BlackBerry Messenger (fonte). Coisa que já não é novidade no mundo árabe (Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos), onde o serviço já foi proibido num passado recente, sob a justificativa de que os governos não conseguiam controlar devidamente o tráfego de dados realizado por esses dispositivos (fonte). (censura, ou precaução?)

E agora, quem poderá defender os protestantes ingleses?

Eles, os defensores da liberdade digital, os Hackers, que invadiram um blog da BlackBerry e ameaçaram divulgar dados sigilosos de seus funcionários caso a empresa colabore com a polícia inglesa (fonte). Divertido, não?

Bom, é isso por hoje, fiquem de olho nos noticiários para verem o que acontecerá com a nação inglesa, e, principalmente, com os jovens arruaceiros (?).

Aos leitores: até a próxima quarta.
Aos ingleses: run to the hills!

Não é filme e não é o Rio de Janeiro, é Londres mesmo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: