NUDI UFSM

Blog do Núcleo de Direito Informacional da Universidade Federal de Santa Maria.

Dimensões e dados pessoais

Hoje os jornais registraram que dados bancários (sobretudo números de cartões de crédito) continuam sendo objeto de estelionatos virtuais, como mostram as notícias sobre o prejuízo de R$ 685 milhões que bancos já tiveram neste ano por causa desses crimes (fontes 1, 2, 3). Os sites mencionam aumento de 36% dessas fraudes em relação ao primeiro semestre de 2010, o que é atribuído ao aumento do número de compras online feitas com cartões de crédito. A utilização imprópria de dados pessoais na Internet demonstra, assim, sua dimensão econômica.

Por causa da relevância de estatísticas como essa, menciono aqui hoje a página de links do CETIC.br (http://www.cetic.br/links/#6), que disponibiliza diversos links para outras páginas com estatísticas referentes ao uso das novas tecnologias da informação, tanto brasileiras quanto estrangeiras.

Estatísticas sobre as TIC.

O tempo limitado pelo horário das aulas me impede de, até o fechamento desta edição do post de sexta, buscar dados relativos ao aumento do uso da Internet pela população brasileira, mas fica a questão: será que o aumento no número de internautas acompanha o aumento no número de fraudes virtuais (e, portanto, de consumidores online)?

Boa busca, aos visitantes curiosos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: