NUDI UFSM

Blog do Núcleo de Direito Informacional da Universidade Federal de Santa Maria.

Além das estantes

Estes da foto também merecem comentários, mas hoje a ideia foi compartilhar o "inteiro teor" - sem infringir direitos autorais.

Há alguns dias, via o grupo de emails que usamos para trocar material de pesquisa no NUDI e recebi uma indicação de livro. Confesso que ainda não parei para ler propriamente, mas só pelas primeiras páginas já encontrei motivos para comentar com vocês sobre ele.

O título é “Para Entender a Internet“, e ele pode ser acessado por esse link. Veio acompanhado do anúncio de que o livro é grátis e cabe em um email, o que por si só desperta algum interesse, ou pelo menos torna mais provável que se queira conferir qual é o conteúdo da obra.

Mas até então me limito a comentar o que acabou me chamando a atenção na primeira rápida olhada que dei entre a capa e o índice, que foi a maneira como o livro foi elaborado: 1) ele é resultado da cooperação de diversos autores, que em geral já escrevem em algum lugar na Internet, e colaboraram com algum tópico sobre o próprio ambiente no qual publicam, 2) está disponível para qualquer pessoa, sem custos, sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, exibir, executar e criar nova obra a partir daquela, desde que não seja para fins comerciais, 3) o próprio livro convida os leitores a interferirem no projeto, comentando, divulgando e até mesmo remixando a obra, 4) além de sugerir que se interaja e acompanhe outras ideias dos autores pelo Twitter (mais sobre o livro aqui).

A proposta, que lembra a ideia de inteligência coletiva e leva a noção de metacomentário a um novo nível, parece um oásis em meio às novas demandas, conflitos e crimes que acompanham a Internet e frequentemente são tema de posts por aqui. Já quanto ao conteúdo do livro, que nem de longe fica alheio a algum desses pontos (o índice perpassa por tópicos como ética hacker, web 2.0, cyberbullying, wiki,  ecologia digital, pirataria e spam), fica a sugestão de exploração para os visitantes do blog.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: