NUDI UFSM

Blog do Núcleo de Direito Informacional da Universidade Federal de Santa Maria.

Mais publicações, eventos concretos e virtuais

Oi! Para complementar as novidades informadas no último post da Anna, menciono que houve também apresentações de minhas colegas do projeto E-Gov na quinta-feira da semana passada, no SEPE, da UNIFRA:

Adele Pinheiro Henriques apresentou o artigo A GESTÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE INFORMACIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO ESTADO BRASILEIRO, escrito em coautoria com Rosane Leal da Silva;

e Priscila Valduga Dinarte apresentou o artigo GOVERNO ELETRÔNICO E A PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS: enfoque na União Europeia e situação brasileira, escrito em coautoria com Gislaine Ferreira Oliveira e Rosane Leal da Silva.

Para tristeza de nossos visitantes mais visuais, ainda estamos reunindo as fotos para publicação no álbum. Em compensação, os artigos já podem ser lidos nos links dos títulos acima, ou na nossa aba Artigos (onde está também o artigo escrito e apresentado no evento pelas integrantes do projeto Consumidor).

E agora que já falamos do passado, menciono alguns destaques mais atuais e gerais, como a proclamação, hoje, do Steve Jobs Day (fonte), em homenagem ao recentemente falecido cofundador da Apple e protagonista de inovações tecnológicas que inspiram mudanças nos padrões de conhecimento e comunicação (e muitos questionamentos), o que é retratado com humor por este vídeo, que retrata que uma criança pensa que uma revista é um iPad que não funciona.

A questão da “sobrevivência” de publicações concretas, em papel, foi posta em questão também na Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento literário do mundo, que debateu a pirataria no meio digital (fonte). E, ainda levando em consideração o embate possível entre meio concreto e meio virtual, uma notícia de ontem anuncia que reclamações de consumidores via redes sociais são mais ágeis do que as feitas por meio de serviço de atendimento ao cliente; contraponto levantado pela própria notícia: quem não tem acesso a esses meios de comunicação é deixado de lado, o que causa uma supervalorização dos direitos de alguns consumidores (fonte).

Como no NUDI, apesar de nossas temáticas serem voltadas ao virtual, buscamos estar presentes também no mundo físico com nossas pesquisas, relembro que na semana que vem os pesquisadores do NUDI “entram em ação” outra vez, na Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM, conforme os seguintes horários já postados aqui no blog:

Projetos Discursos de Ódio (Andressa, Anna Clara e Carlise), E-Gov (Adele e Gislaine), Ativismo Digital (Francieli e Rafael [por preposto]) e Consumidor (Rossana): terça-feira, 18 de outubro de 2011, às 18h30.

Projetos Ativismo Digital (Lohana e Tatiana) e Consumidor (Noemi e Patrícia): quinta-feira, 20 de outubro de 2011, às 18h30.

Os pôsteres e apresentações podem ser conferidos no hall da Antiga Reitoria.

One response to “Mais publicações, eventos concretos e virtuais

  1. Anna Clara Outubro 14, 2011 às 23:21

    STEVE JOBS DAY! MADE MINE (DAY)! =DDD
    Meio assustadora a parte do “look like him”. Pessoas em massa adeptas da malha preta de gola alta.
    Quando baixar a poeira posto sobre o Steve, o homem por trás da maçã e da lâmpada de escritório, prometo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: