NUDI UFSM

Blog do Núcleo de Direito Informacional da Universidade Federal de Santa Maria.

Pesquisa, festival e encerramentos

Boa noite!

Ontem foi noticiada no site do e-Gov (se este termo ainda não soa familiar, clique aqui e divirta-se conhecendo os portais do nosso governo na Internet) uma publicação interessante feita pelo NIC.br (o NIC.br também já foi comentado aqui no blog): o panorama sobre os provedores de Internet no Brasil.

A apresentação com alguns dos resultados está disponível no link da imagem.

A impressão que fica ao ler a notícia sobre os resultados é que o acesso à Internet parece seguir os mesmos padrões que o acesso a qualquer outro serviço no país: regiões mais economicamente ativas têm mais provedores, segundo levantado pela pesquisa. O Sudeste, sozinho, tem quase a metade (43%) dos provedores de Internet. Além disso, existe outro dado que chama a atenção para as desigualdades: seis empresas detêm 80% deste mercado no país – e os outros 20% são fornecidos por 1.928 outros provedores. E é a partir desses dados que vem a parte mais interessante: a pesquisa mostrou que, para as pessoas poderem ter acesso à Internet em qualquer lugar do país, é importante as grandes empresas compartilharem infraestrutura com as pequenas e médias, mas que isso ainda é visto como desafio, tanto para as operadoras quanto para o órgão regulador.

Festival CulturaDigital.Br

Mas enquanto a realidade da Internet precisa de mudanças existem movimentos de mudança da realidade a partir do virtual, e vale lembrar aqui que hoje começou um deles: o Festival CulturaDigital.Br, que acontece no Rio de Janeiro durante todo o final de semana, e conta com uma programação interessantíssima, com colaborações de diversos países. Quem estará acompanhando o evento de perto é a equipe do BaixaCulturasite através do qual fiquei sabendo da realização do Festival. Ainda, a cobertura ao vivo está disponibilizada pelo site do Festival.

E mudando totalmente de assunto e voltando ao embalo de eventos locais, neste post também registro a confraternização/lanche/encerramento do ano das orientandas da profª Rosane que aconteceu ontem na sala 105. Depois de tantos novos membros do NUDI apresentados, esse ano marcou também a despedida de duas colegas de Núcleo:  Carlise e Adele, que encerraram em novembro as atividades nos projetos de que cada uma fez parte, que com certeza marcaram e contribuíram muito com os caminhos percorridos pelo Núcleo até aqui. Fica a esperança de que a pesquisa também tenha marcado as trajetórias delas!

Anna Clara, Priscila, Gislaine, Andressa, Rosane, Adele, Carlise, Lahis, Patrícia, Letícia, Noemi

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: