NUDI UFSM

Blog do Núcleo de Direito Informacional da Universidade Federal de Santa Maria.

Professores do NUDI e PPGD/UFSM participam de eventos em Curitiba/PR

Nesta semana, dois eventos em Curitiba/PR contaram com a presença dos professores do PPGD/UFSM e do NUDI, Rosane Leal da Silva e Rafael Santos de Oliveira.

Nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro está ocorrendo, na PUC/PR, o Universitas e Direito, evento idealizado com o objetivo de discutir temas atuais do direito contemporâneo e o futuro numa sociedade democrática e tecnológica.  O evento congrega, neste ano, outros dois congressos internacionais:  II Congresso Internacional de Direito, Democracia  Inclusão e II Congresso Internacional de Direito Econômico, Socioambiental e Democracia: Novas Tendências da Tecnologia Digital, bem como o XVIII Encontro Íbero-latino-americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital.

Na noite de ontem, dia 31, a profª Rosane Leal da Silva participou do Painel 4, cujo tema era Cidades 2020: Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Tecnológica e Cidades Inteligentes e Sustentabilidade: aspectos jurídicos e sociológicos II.

A fala, que teve como tema “CIDADES 2020: sustentabilidade econômica, ambiental e tecnológica. O uso das TIC como instrumento para promover a cidadania“, passou por questões como a importância da gestão democrática das cidades e do uso das novas tecnologias no desenvolvimento de cidades sustentáveis.

foto (1)

Palestra da Profª Rosane no Universitas e Direito 2013

O prof. Rafael Santos de Oliveira participou do Painel 5, Cidades Inteligentes e Sustentabilidade: aspectos jurídicos e sociológicos III, falando sobre “Cidades inteligentes: novas tecnologias informacionais e sustentabilidade urbana“.

foto (2)

Prof. Rafael durante a palestra no Universitas e Direito 2013

Também nos dias 31 de outubro e 1º de novembro está ocorrendo o II Congresso de E-Justiça da UFPR: Novas tecnologias para o Direito e o Poder Judiciário.

A profª Rosane palestrou na manhã de hoje, quinta-feira, abordando “Os portais e sites como instrumentos para democratizar o Poder Judiciário: entre potencialidades e desafios para implementar a Lei nº 12.527/2011”. Durante a sua fala, tratou de questões como o direito à informação pública, transparência e controle social, e a utilização das tecnologias da informação e comunicação como forma de democratização do Poder Judiciário, trazendo ainda os resultados iniciais do projeto de pesquisa “O uso das tecnologias da informação e comunicação pelo Poder Judiciário brasileiro: os sites e portais como instrumentos para implementar a Lei nº 12.527/11”,  que está sendo atualmente desenvolvido no NUDI.

foto

Profª Rosane durante o II Congresso de E-Justiça da UFPR

O prof. Rafael também participou do painel com sua fala sobre “Poder Judiciário e novas mídias: implicações do uso de novas tecnologias informacionais como instrumento de interatividade e transparência”.

foto 3

Prof. Rafael no II Congresso de E-Justiça da UFPR

 

One response to “Professores do NUDI e PPGD/UFSM participam de eventos em Curitiba/PR

  1. rolealdasilva@gmail.com Outubro 31, 2013 às 22:52

    Excelente, Letícia!!! Obrigada. Depois a Lahis vai incluir a fala dela! Abraço.

    Enviado via iPad

    >

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: