NUDI UFSM

Blog do Núcleo de Direito Informacional da Universidade Federal de Santa Maria.

Participatório – a rede social do Governo Federal para a juventude

No final dos anos 90 e início dos anos 2000, surgiu uma nova geração, cada dia mais conectada e interligada, graças à popularização da internet. Por passarem muitas horas online, criou-se um estigma de que os jovens de hoje vivem voltados para o mundo virtual, ficando um tanto afastados da realidade, fazendo uso, principalmente, das redes sociais para se comunicar e se expressar, tais como Facebook, Twitter, Google+, Orkut, etc. Sem título1

Aproveitando tal situação, e na tentativa de ativar a juventude frente à realidade social, surgiu em agosto de 2013 o Participatório – o Observatório Participativo da Juventude, por meio de uma iniciativa do Governo Federal, em conjunto com a Secretaria Nacional de Juventude e a Secretaria-Geral da Presidência da República. Trata-se de uma espécie de rede social, que procura estreitar a relação entre a juventude e o governo, a fim de conhecer as opiniões e propostas dessa em prol da melhoria deste. Há diversas ferramentas que colaboram para essa aproximação, como a possibilidade de criar debates, salas de bate-papo, vídeos, blog, etc., lembrando bastante o formato das redes sociais já utilizadas pelos jovens e contando ainda com a possibilidade de interação com estas.

Sem título

Participatório: observatório participativo da juventude

A proposta visa também ao mapeamento e a sistematização de informações e dados que possam auxiliar a formular políticas de juventude, além de representar um importante espaço de diálogo e troca de informações entre jovens, representantes de movimentos sociais, pesquisadores e sociedade. Com mais de 9300 membros até agora, o Participatório vem ao encontro da onda de manifestações ocorridas em junho desse ano, representando um espaço especial dedicado ao jovem preocupado com a sociedade e com vontade de colaborar para melhorá-la.

Clique aqui e confirma melhor como funciona o Participatório!

Por Helena Franceschi

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: