NUDI UFSM

Blog do Núcleo de Direito Informacional da Universidade Federal de Santa Maria.

TIC GOVERNO ELETRÔNICO 2013: está disponível a pesquisa sobre o uso de tecnologia pelos órgãos públicos brasileiros

Ontem (22/07) o Comitê Gestor de Internet (CGI.br) divulgou os resultados da TIC Governo Eletrônico 2013, que pela primeira vez tem o foco nos órgãos públicos do governo. A pesquisa foi feita por meio do Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). 

ico-tic-gov A pesquisa teve como objeto de estudo os órgãos de todos os poderes nos âmbitos federal e estadual (Poder Judiciário, Legislativo, Executivo e o Ministério Público) e também, separadamente, do Poder Executivo nos municípios. Os números de órgãos federais e estaduais estudados chegam a 572 e nos municípios chega a 334. Não se adotou o mesmo critério de avaliação para órgãos federais e estaduais (perfil 1) e órgãos municipais (perfil 2) por serem muito distintos entre si, impossibilitando uma comparação direta.

Os resultados da pesquisa trazem dados e porcentagens referentes ao acesso a computadores e internet dentro dos órgãos, sobre a gestão de TI e a sua organização, os serviços públicos prestados on-line, a presença nas redes sociais e os mecanismos de participação disponíveis para os cidadãos. 

"e-government" Illustration by Paul Shorrock. A dica é que acessem a notícia no site do CGI.br e fiquem por dentro da pesquisa que foi realizada. A participação dos órgãos públicos na internet e o interesse na facilidade de relacionamento com os cidadãos é mais um passo à frente para a concretização do princípio da publicidade!  

Para melhor organização da pesquisa, os objetos de estudo e seus resultados foram divididos em 5 categorias: Infraestrutura e Uso das TICs, Gestão das TICs, Serviço Público nos Meios Digitais, Disponibilização de Informações na Internet e Comunicação e Participação na Internet. Dentro de cada categoria há subcategorias específicas. 

Os resultados obtidos estão DETALHADOS AQUI, apresentando a discriminação dos objetos de análise, como, por exemplo, no setor da Gestão das TICs a análise detalhada da infraestrutura, do suporte técnico, do desenvolvimento de software entre vários outros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: