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Blog do Núcleo de Direito Informacional da Universidade Federal de Santa Maria.

Comunicação e participação pela internet: as formas de contato entre órgãos estaduais e federais e os cidadãos

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Durante a mesma pesquisa abordada nas notícias anteriores, O TIC Governo Eletrônico 2013 levantou as informações a respeito da Participação (item E) e Comunicação dos entes federais e estaduais com os cidadãos através da Internet. Dentro desta questão geral acerca da comunicação e participação, como dito nas noticias anteriores, a fim de realizar uma pesquisa detalhada, o referido item foi separado em uma série de análises distintas, que serão abordadas separadamente, para tal, os dados devem ser sempre percebidos considerando-se o total de órgãos que possuem website ou página da internet nos itens E1 e E2. Nos demais itens, a porcentagem foi calculada sobre o total de entes que utilizam computador.

A primeira observação (item E1) verificou quais as formas de comunicação que os entes federais e estaduais disponibilizaram para os cidadãos entrarem em contato com esses órgãos no ano de 2013. Disponibilizaram contato por e-mail 95% dos entes federais e estaduais, já contato por formulário eletrônico foi disponibilizado por ambos na porcentagem de 75% e o atendimento online em tempo real por chat foi oferecido por apenas 11% dos órgãos federais e estaduais. Analisando entes federais e estaduais separadamente, na hipótese do e-mail a proporção mostra-se semelhante (estaduais com 96% e federais com 94%), mas no caso da disponibilização de formulário eletrônico, a diferença entre ambos chega a 10%, já que 84% dos órgãos federais possuem esta ferramenta no seu website e 74% dos entes estaduais o fazem.

A segunda análise (item E2) teve como enfoque a disponibilização de ouvidoria online, o que foi feito por 51% do Poder Executivo, 89% do Poder Judiciário, 90% Ministério Público e 65% do Poder Legislativo, o que atinge 55% entre entes federais e estaduais. Ao avaliar os entes separadamente, se vê uma discrepância na disponibilidade de ouvidoria entre entes federais, os quais disponibilizaram esta ferramenta no percentual de 73%, e os estaduais, que o fizeram no percentual de 53%.

Em um terceiro momento, investigou-se a presença dos órgãos públicos federais e estaduais em redes de relacionamento (item E3), através da qual se depreendeu que 74% estão em algum ou mais de um destes tipos de páginas da internet. Ao distinguir os tipos de redes sociais (item E3A), 66% possuem páginas em Redes de Relacionamento, 59% em microblog, 43% em página de vídeos e 15% possuem blogs, também considerando os entes federais e estaduais conjuntamente.

imagesOutro ponto analisado foi a forma de participação dos cidadãos pela internet (item E4). Dentre os entes federais, 55% disponibilizaram consulta pública online, 29% realizaram enquete, 19% ofereceram fóruns ou comunidade de discussão pela internet e entre os entes estaduais percebe-se que os números são semelhantes, pois 53% destes disponibilizaram consulta pública, 28% fizeram enquetes, 17% ofereceram fóruns ou comunidades de discussão online.

Para mais informações, visite o site do  CETIC.BR onde está disponível a pesquisa completa, através do link: http://cetic.br/governo/orgaos/index.htm

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