Pesquisa revela dados sobre o acesso à Internet por crianças

Por Bárbara Eleonora Taschetto Bolzan.

Segundo dados da 4ª edição da TIC Kids Online Brasil, pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) entre novembro de 2015 e junho de 2016, 6,3 milhões de crianças e adolescentes não estavam conectados à Internet no Brasil. Esse número representa um percentual de 21% da população entre 9 e 17 anos de idade.
A pesquisa, realizada por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação (CETIC), investiga o acesso à rede e o uso dela por crianças e adolescentes, considerando, como conectados, os jovens que acessaram a Internet nos três meses anteriores à investigação.
Conforme demonstrou a pesquisa, os principais entraves para uma efetiva inclusão social desta parcela da população são as desigualdades regionais e socioeconômicas, e a falta de disponibilidade de conexão nos domicílios, motivo apontado por 15% das crianças na análise.
No que se refere à disponibilidade de conexão nos domicílios, a pesquisa ainda revelou que a maior parte das crianças que não possuem acesso em seu domicílio encontra-se nas áreas rurais (32%) e nas regiões Nordeste (21%) e Norte (32%), bem como nas classes D e E (37%) e entre pessoas com renda familiar de até um salário mínimo (32%).
Ainda foram levantados dados entre os jovens conectados, que, de forma geral, demonstram que ainda existem grandes disparidades de acesso em relação às regiões do país, bem como em relação à área urbana e rural.
Conforme ressalta o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa, é necessário amplo debate acerca de políticas públicas para que o acesso de qualidade à Internet seja proporcionado a todos, bem como políticas que visem à proteção das crianças na rede.

Outros dados desta interessante pesquisa podem ser conferidos no link: http://cetic.br/pesquisa/kids-online/indicadores .

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s