Os efeitos da corrupção sobre a governança global climática

Por Leonardo Fontana Trevisan.

A governança global do clima – conjunto de mecanismos, diretrizes e operações transfronteiriças e supracionais, assentada na convergência entre atores multissetoriais, visando à manutenção da estabilidade climática, sobretudo por meio do desenvolvimento de uma lógica produtiva e ingerência de recursos naturais sustentáveis, menos nocivas ao meio-ambiente – apresenta como desafio à sua concretização a ausência de transparência pública e o exponencial e alarmante nível de corrupção visualizado nos governos dos Estados contemporâneos, conforme aponta notícia da organização não-governamental Transparency International¹.

Segundo a notícia, os países mais vulneráveis climaticamente são os que figuram nas primeiras colocações dos índices de corrupção mapeados pela mesma entidade. O desvio de finalidade dos recursos públicos acaba por condensar o dinheiro primordialmente destinado a financiar ações governamentais e cooperações internacionais pela preservação do clima em dois eixos: o mitigation finance, cujo intuito é não permitir que os danos climáticos se intensifiquem e o adaptation finance, dirigido aos países e comunidades cujos prejuízos são latentemente sensíveis.

A organização reitera, ao final, a importância das ações conjuntas entre a sociedade civil organizada e os governos para coibir as práticas que culminem na corrupção e nas mudanças climáticas – ameaças com cada vez maior periculosidade a atual e futuras gerações.

¹How corruption affects climate change, Transparency International. 2017. Disponível em: <https://www.transparency.org/…/how_corruption_affects_clima…>. Acesso em: 11 de maio. 2017.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s