O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Por Bárbara Eleonora Taschetto Bolzan.

18922147_10211469721733213_7030732376693050517_n

Em setembro de 2015 foi aprovado o documento denominado “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável” que estabelece um conjunto de 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas pelas nações até 2030, com intuito de erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram idealizados visando estimular ações em cinco áreas prioritárias: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria. No Brasil, o processo de implementação e acompanhamento da Agenda 2030, será articulado pela Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a qual foi instituída por meio do Decreto nº 8.892 em outubro de 2016.

No Panorama setorial da Internet relativo à Agenda 2030 e publicado em maio do corrente ano pelo Comitê gestor da Internet no Brasil (CGI.br), é possível conferir uma entrevista com Susan Teltscher, chefe da Divisão de Dados e Estatísticas TIC da União Internacional de Telecomunicações (UIT), na qual aborda a importância das TIC no alcance nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Segundo Teltscher, as TIC têm potencial para contribuir em todos os ODS, razão pela qual não foi estabelecido nenhum objetivo específico sobre TIC. Segundo ela, é inegável a influência das TIC no mundo atual – e ainda mais no de amanhã –, seja em atividades econômicas, sociais, políticas e ambientais.

No que se refere à disponibilidade e qualidade dos dados sobre TIC, Teltscher indica que houve melhora na última década, especialmente se analisados os países em desenvolvimento, que coletam pelo menos alguns dados básicos sobre acesso e uso de TIC por meio de pesquisas nacionais, mas que ainda há muito que avançar, especialmente no que tange a dados sobre uso das novas tecnologias por pessoas, empresas, governos, escolas, hospitais.

Para conferir a entrevista na íntegra e demais informações, acesse.

Referências:

BRASIL. Comitê Gestor da Internet no Brasil. Panorama setorial da Internet. Ano IX – nº 1 – Agenda 2030. Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em: < http://cetic.br/media/docs/publicacoes/1/Panorama_Setorial_12.pdf&gt;. Acesso em: 08 de jun. 2017.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s