Sarahah: A Febre do Momento.

Por Rebeca Lírio de Souza. 

Sarahah, o aplicativo do momento, em julho, ficou entre os aplicativos mais baixados em mais de 30 países. Segundo o site do G1, “a rede já tem mais de 300 milhões de usuários – enquanto é gerenciado por uma equipe de apenas três pessoas”.

No Brasil, durante o mês de julho, 23 milhões de pessoas fizeram o download da ferramenta.

sarahah nudi

De acordo com o criador do app, Zain al-Abidin Tawfiq, a palavra árabe “Sarahah” significa “franqueza” e “honestidade”. Assim, com a finalidade de proporcionar uma forma das pessoas serem mais honestas na comunicação dentro do ambiente de trabalho, através de críticas construtivas, o aplicativo permite o envio de mensagens anônimas.

Entretanto, a possibilidade de envio de feedbacks anônimos trouxe como consequência o uso equivocado da ferramenta, que registrou alguns casos de bullying e de discurso de ódio.

De acordo com o relato da psicóloga Livia Castilhos, em uma matéria publicada no site Revista Glamour, “o app potencializa o olhar de um sujeito sobre o outro sem o mínimo de referencial e abre precedentes para o julgamento desenfreado e maquiado”.

sarahah nudi2

Ainda, a psicóloga referiu o risco de se instaurar essa ideia, afirmando que os adolescentes podem ser os mais afetados pela desaprovação que é exibida no aplicativo. Isso porque, estão em “uma fase de formação de personalidade em que a opinião do outro é bem importante” e “uma crítica anônima pode causar quadros depressivos, de ansiedade e até alguns transtornos que vêm da baixa autoestima”.

Em razão dos episódios de bullying e discursos de ódio, o fundador do Sarahah afirmou que está tomando medidas para combater o problema e melhorar o aplicativo.

 Para ter acesso às matérias na íntegra, acesse os links:

<http://exame.abril.com.br/tecnologia/sarahah-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-app-do-momento/&gt;

<http://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/noticia/2017/08/polemico-aplicativo-sarahah-incentiva-o-cyberbullying.html&gt;

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s