Grupos de Pesquisa Parceiros

Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial – GEDAI

O Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial – GEDAI/UFPR está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR. O GEDAI/UFPR tem como seu principal objetivo estudar o desenvolvimento dos Direitos de Propriedade Intelectual na Sociedade da Informação, através da comparação do sistema internacional de direitos autorais e industriais, da análise dos processos de concretização dos direitos e diversidades culturais e da reflexão sobre a regulamentação dos direitos intelectuais frente aos desafios da Sociedade da Informação.

Líder: Prof. Dr. Marcos Wachowicz

Link: http://www.gedai.com.br/?q=pt-br/content/sobre


Grupo de Pesquisa Cibertransparência

O grupo de pesquisa Cibertransparência é coordenado pela Profª Drª Têmis Limberger, vinculado à Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, do qual participam especialmente alunos da graduação e pós-graduação, bem como convidados. Discute e investiga as novas tecnologias da informação como instrumentos de controle social da Administração Pública, abordando questões atinentes à transparência, Lei de Acesso à Informação, privacidade, entre outras.

Líder: Profª Drª Têmis Limberger

Link: https://www.facebook.com/cibertransparencia/


Grupo de Pesquisa Governo Eletrônico, Inclusão Digital e Sociedade do Conhecimento

O grupo de pesquisa reúne pesquisadores de mestrado e doutorado dos programas de direito e de engenharia e gestão do conhecimento da UFSC. Tem por objetivo principal a produção e disseminação de trabalhos científicos sobre governo eletrônico, inclusão digital e sociedade do conhecimento.

Líder: Prof. Dr. Aires J Rover

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8842905976669289 e http://www.egov.ufsc.br/


Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Justiça Eletrônica – E-Justiça

A formação inicial do grupo de pesquisa em 2003 teve como objetivo a realização de pesquisas científicas sobre temas relacionados ao governo eletrônico, à análise lógica aplicada à teoria do Direito e à informática jurídica. Outra temática trabalhada pelo grupo, a partir de 2005, consistiu em temas de Teoria Geral do Direito. A partir de 2011, o grupo ampliou suas atividades para constituir-se como “Grupo de pesquisa interdisciplinar em Justiça Eletrônica (e-Justiça) da UFPR.  A sua formação atual deve-se ao programa especial de pesquisa conjunto entre o Conselho Nacional de Justiça CNJ, a Capes e a Universidade Federal do Paraná, denominado CNJ Acadêmico UFPR, o qual foi lançado no ano de 2011. O grupo possui suas atividades sediadas na Faculdade de Direito da UFPR e tem como um dos seus objetivos principais promover atividades de pesquisa interdisciplinares relacionadas aos temas: o Poder Judiciário e seu novo papel em uma sociedade da informação, a Informática Jurídica teórica e prática, a Lógica Jurídica, a Inteligência Artificial e Direito, além das linhas de pesquisa (a) Lógica jurídica e informática jurídica, (b) Tecnologias e inteligência artificial para os Tribunais e para o Direito e (c) Software e hardware aplicado à administração da Justiça, a partir da abordagem interdisciplinar da Filosofia do Direito, da Teoria do Direito, da Computação e da Ciência e Gestão da Informação.

Líder: Prof. Dr. Cesar Antonio Serbena

Link: www.ejustica.ufpr.br


Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias, Processo e Relações de Trabalho – GPNTPRT

O GPNTPRT – Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias, Processo e Relações de Trabalho, desenvolve pesquisas científicas jurídicas e sociais. Foca nas Novas Tecnologias, notadamente as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) e o impacto que geram sobre a sociedade e as relações de trabalho, tanto em questões de Direito Material quanto Processual, tal como ocorre, por exemplo, no teletrabalho e no e-processo. As reuniões ocorrem quinzenalmente às sextas-feiras, sendo vinculado ao CNPQ pela PUCRS.

Líder: Profª Drª Denise Pires Fincato

Link: http://gpnovastecnologias.wixsite.com/gpntprt

Anúncios