Observatório Permanente de Discursos de Ódio na Internet

O Observatório Permanente de Discursos de Ódio na Internet foi idealizado pela Professora Doutora Rosane Leal da Silva com o objetivo de criar um espaço de estudo, análise e reflexão permanente sobre a prática de discursos de ódio, suas consequências para ofendido, ofensor e sociedade, assim como o tratamento jurídico conferido a essa matéria no Brasil.

Para tanto, realizam-se estudos e discussões sobre as principais contribuições teóricas relativas  ao tema, o que é feito com o intuito de compreender com maior profundidade as manifestações de ódio. Aliado à análise teórica visa-se à construção e manutenção de um repositório jurisprudencial que reúna as decisões judiciais versando sobre discursos de ódio na Internet, pesquisa que abrangerá julgados dos Tribunais de Justiça Estaduais e Federais.

Este novo espaço de pesquisa e reflexão crítica vincula-se ao Núcleo de Direito Informacional da UFSM, configurando-se como uma proposta dotada de abertura para interação com outras áreas do conhecimento. Para tanto, adotou-se uma formação plural que combina acadêmicos do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria, bacharéis em Direito egressos de outras instituições de ensino da cidade de Santa Maria, mestrandas PPGD/UFSM e doutoranda da UFMG, investigadora que integra o NUDI desde a sua fundação.

Além dos integrantes da área jurídica, o grupo conta com participação de pesquisadoras da área da Psicologia, nomeadamente, a Professora Doutora Cláudia Maria Perrone e a Mestranda Mariana de Almeida Pfitscher (PPGD Psicologia).

O diálogo entre as duas áreas do conhecimento mostra-se essencial para a compreensão desse complexo tema, cuja visibilidade tem sido crescente a partir da maior utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) por parte dos brasileiros. Para cumprir esse novo desafio, o Observatório conta com dezessete membros permanentes, a saber:

Professoras: Rosane Leal da Silva (Direito); Cláudia Maria Perrone (Psicologia); Mariana de Almeida Pfitscher (Psicologia).

Demais investigadores: Andressa Venturini; Andyara de Freitas; Anna Clara Lehmann Martins; Ariel Arigony; Bárbara Bolzan; Bianca Petri; Camila Dias; Gisele Pires da Rosa; Jéssica Freitas de Oliveira; Jonathan Marques De Freitas; Maria Eduarda De Reis Neubauer; Patrícia dos Reis; Rafaela Bolson Dalla Favera; Renata Corsini de Sales.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s