NUDIANA TEM DISSERTAÇÃO PUBLICADA

A nudiana Jackeline Prestes Maier finalizou seu mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria neste ano de 2023. A então, Mestra Jackeline, era pesquisadora na área de concentração de Direitos Emergentes na Sociedade Global que tinha como objetivo de possibilitar comunicações jurídicas capazes de auxiliar nos processos decisórios de uma sociedade global informacional, considerando não só suas complexidades e riscos, mas também levando em conta a dimensão local.

Dentro da área de concentração integrava a linha de pesquisa nº 2 que versa sobre Direitos na sociedade em rede: atores, fatores e processos na mundialização, isto é, objetiva discutir as transformações sociais, culturais, econômicas, políticas e jurídicas em curso no século XXI, as quais são fortemente impactadas pelo acelerado desenvolvimento tecnológico. Desse modo, direcionou sua pesquisa a PROTEÇÃO JURÍDICA DE INFLUENCIADORES DIGITAIS INFANTIS NA SOCIEDADE EM REDE:

As configurações da sociedade em rede proporcionaram o surgimento de novos fenômenos sociais, que ganharam contornos ainda mais relevantes com os mecanismos do capitalismo de vigilância e o poder das big techs. Como consequência, criou-se um espaço de troca e produção de conteúdo que corrobora para o ingresso cada vez mais precoce de crianças no ambiente digital. Nesse contexto, surgiu a figura dos influenciadores digitais infantis, ou seja, crianças que, a partir da exposição da sua intimidade e privacidade, são consideradas “porta-vozes” de marcas, produtos e serviços, influenciando não somente seus pares, mas também os demais internautas da rede, o que revela novas e complexas situações de exploração e objetificação infantil. A obra, portanto, é um convite à reflexão sobre os direitos dos influenciadores digitais infantis diante dos desafios impostos pelo uso das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICS).

Jackeline Prestes Maier

O trabalho se divide em dois capítulos, sendo o primeiro deles sobre a exposição da intimidade na rede, no qual disserta sobre os desafios da infância na sociedade em rede considerando a ideia do espetáculo do “eu” da antropóloga Paula Sibilia. No segundo capitulo a autora, mestra e pesquisadora trata da proteção integral dos influenciadores digitais mirim, fazendo uma análise das promessas normativas e os desafios do ambiente digital.

A obra completa está disponível gratuitamente na Editora Ilustração através do endereço de web: https://editorailustracao.com.br/livro/a-protecao-juridica-de-influenciadores-digitais-infantis-na-sociedade-em-rede

Deixe um comentário