Plataforma TIC Kids publica pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil

Por Eduarda Marion

A plataforma digital TIC Kids Online Brasil, que tem como objetivo a produção de evidências sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil, publicou um Resumo Executivo, versão 2020, divulgando dados interessantes a respeito do crescente uso da internet e de plataformas digitais pelas crianças e adolescentes durante o ano de 2020. Destaca-se que a publicização desse resumo dispõe aos pesquisadores da área uma fonte de dados fundamental para somar em suas pesquisas, uma vez que são geradas evidências sobre oportunidades e riscos associados ao uso da Internet por indivíduos de 9 a 17 anos no país. 

Dentre as informações abordadas no resumo, percebe-se que o contexto pandêmico instaurado pela COVID-19, somado a necessidade de adaptação da sociedade frente a situação, corroborou para o aumento de computadores nos domicílios brasileiros, bem como para a presença on-line de crianças e adolescentes. Ocorre que, em que pese a crise sanitária tenha submetido os menores de idade ao uso de tecnologias para dar segmento ao processo de educação e atividades escolares, consequentemente, a adoção de atividades de ensino remoto intensificou o uso da rede para busca de informações. Conforme dados da TIC Domicílios 2020, houve um crescimento na proporção de usuários da rede de 10 a 17 anos que realizaram atividades ou pesquisas escolares, de 72% em 2019, para 89% em 2020.

Nesse segmento, também chama atenção o uso de redes sociais por crianças e adolescentes em 2020, principalmente em relação ao Instagram (35%) e TikTok (27%), reportadas como as redes sociais mais utilizadas por esse público, cujas funcionalidades centrais estão no compartilhamento e acesso a vídeos. Curioso o fato de que há uma porcentagem significativa de crianças e adolescentes que dispuseram tempo para assistir vídeos do fenômeno conhecido como unboxing,através dessas plataformas. Tal fenômeno é um dos principais meios pelos quais crianças e adolescentes entram em contato com a divulgação de marcas na rede. A pesquisa revela que dentre os produtos encontram-se em evidência: telefones celulares, tablets ou computadores (61%); roupas e sapatos (55%); comidas, bebidas ou doces (53%); videogames ou jogos (52%); e maquiagem ou outros produtos de beleza (46%).

Para tanto, considerando os dados apresentados pela pesquisa, é evidente a crescente imersão de crianças e adolescentes no ambiente digital. Logo, percebe-se o aproveitamento das empresas em utilizar das redes para divulgar de forma exacerbada seus produtos através dos vídeos assistidos pelas crianças e adolescentes nas plataformas digitais.

A íntegra da pesquisa mencionada pode ser acessada neste link.

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