Usos e práticas seguras na internet e redes sociais: Nudiana palestra em Escola Municipal de Santa Maria

A nudiana e mestranda Ana Carolina Sassi, conversou com os alunos de 6º e 7º da Escola Municipal Luizinho de Grandi- CAIC, sobre as atividades realizadas no ambiente digital. Na ocasião foram apontadas as implicações jurídicas de atos inconscientes praticados nas redes sociais, tais como a disseminação de fake news, ciberbullying e alteração de imagens por inteligências artificiais.

A relação entre o direitos fundamentais e as práticas digitais gerou um debate entre os alunos, que tiraram suas duvidas e aprenderam um pouco sobre garantias e deveres constitucionais, principalmente em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Os alunos, que são titulares da doutrina da proteção integral, receberam orientações para navegar de forma mais segura no ambiente digital, como denunciar situações de intimidação e ameaça, bem como identificar informações falsas e conteúdos prejudiciais.

O Núcleo de Direito Informacional reafirma o compromisso da Sociedade, da Família e do Estado na proteção do desenvolvimento sadio e harmonioso das crianças e adolescentes brasileiros. Esses atores, em fase de desenvolvimento, são cidadãos com direitos, garantias e deveres da sociedade brasileira, que apresentam grande expertise nas habilidades digitais, porém precisam ser orientados dos riscos presentes na Internet.

Confira os registros:

Deixe um comentário